A gestão eficaz de equipamentos industriais requer um planejamento cuidadoso da manutenção, desde a preventiva até a corretiva planejada. Aqui explicaremos as diferentes técnicas de manutenção no PCM. São elas:
- Manutenção Preventiva: A manutenção preventiva é realizada com base nas horas de vida útil do equipamento. Ela é programada de maneira sistemática, ocorrendo em intervalos regulares. Nesse contexto, a manutenção preventiva considera o tempo de operação como parâmetro para a substituição de componentes.
- Manutenção Corretiva Planejada: Ao contrário do que muitos pensam, a manutenção corretiva também pode ser planejada. Isso significa que, em casos onde um equipamento não é crítico para um processo, a decisão pode ser esperar até que ocorra algum problema para realizar reparos ou trocas de peças. Nesse cenário, os reparos são “planejados” para o momento em que uma falha ocorrer.
- Manutenção Preditiva: A manutenção preditiva monitora os equipamentos para identificar padrões de falhas ainda em estágios iniciais. Isso possibilita determinar o melhor momento para interromper o equipamento e realizar trocas. Seu principal objetivo é reduzir a frequência de interrupções na produção e ter controle sobre a vida útil real dos componentes de uma máquina.
- Manutenção Detectiva: A manutenção detectiva é uma técnica que permite verificar as condições operacionais de um sistema específico sem retirá-lo de operação. Em alguns casos, também é possível corrigir discrepâncias sem interromper a produção. Utilizando monitoramento de ativos e análises preditivas, seu objetivo é identificar pequenas avarias que podem evoluir para falhas funcionais.
- Manutenção Produtiva Total (TPM): A TPM envolve os operadores do equipamento na manutenção (manutenção autônoma) e destaca técnicas de manutenção proativa e preventiva. A Manutenção Produtiva Total visa uma produção sem falhas, livre de interrupções e acidentes.